Não abra email com vídeo da tragédia em Santa Maria. É vírus

Atenção aos desavisados!

"O incêndio em uma casa de shows em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, atrai a atenção de hackers (aqueles do mal) tentando fisgar a atenção de curiosos. Emails contendo suposto vídeo da tragédia no Sul do país têm circulado na rede e contaminado as máquinas de internautas desatentos, nos informaram tanto a Symantec, fabricante do antivírus Norton, como a Kaspersky. Ambas as companhias recomendam que o internauta não abra as mensagens. 

A equipe de segurança da Symantec nos enviou amostras de mensagens maliciosas com os assuntos “Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul” e “VIDEO DO ACIDENTE NA BATE DE SANTA MARIA RS”. Ambos foram classificados pela empresa de segurança como cavalos de troia (trojans).




Os emails contêm suposto link para o vídeo da tragédia (arquivo “video.zip”). De acordo com a Symantec, a amostra de material criou o arquivo “%SystemDrive%\ProgramData\ift.txt” no computador da vítima. 

Em seguida, o código malicioso troca os registros do Internet Explorer e baixa software não solicitado pelo internauta.

A Kaspersky relata que o arquivo de vídeo com malware redireciona o computador da vítima para sites falsos de instituições bancárias. Caso o usuário acredite nos sites falsos, cai naquele velho comportamento de informar agência, conta e senha bancária que mais tarde serão usadas pelos criminosos para uma série de ilícitos.

Pesquisador de segurança, Fabio Assolini ressalta que os criminosos exploram a curiosidade dos internautas para espalhar malware e roubar dinheiro das pessoas. “Este tipo de ataque é muito comum em casos de grande repercussão e comoção social”, diz. Não abra mensagens deste tipo e desconfie de links da mesma natureza publicados nas redes sociais, em especial Facebook e Twitter, as mais populares do momento.

Sou do pensamento de que o usuário, no fim das contas, é o responsável pela segurança da própria máquina. Entusiastas de tecnologia costumam desconfiar quando este tipo de ameaça pinta na Inbox. Para a maioria dos usuários, porém, vale a recomendação da Symantec e da Kaspersky: manter o antivírus e outros aplicativos de segurança devidamente atualizados.

Tentamos contato, mas a McAfee não nos respondeu até a publicação da matéria. Bem provável que também tenham detectado ameaças virtuais usando a tragédia de Santa Maria como chamariz."
Tecnoblog



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share